A Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, fundada em 1944, foi nomeada em homenagem à sua primeira diretora e integrada à Universidade Federal Fluminense em 1961. Durante os anos 1940, o interventor estadual Ernani do Amaral Peixoto investiu na criação de unidades de saúde e melhorias na rede de esgotos hospitalares, seguindo um programa sanitário para melhorar a saúde pública na Baixada Fluminense. A partir destes esforços, foram também criados cursos para a formação de profissionais qualificados, incluindo a enfermagem.
A Escola de Enfermagem da UFF atualmente conta com mais de 500 estudantes na graduação, além de três programas de pós-graduação e possui diversos projetos de extensão que oferecem serviços à comunidade, com atuação no Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap), na Policlínica de Saúde de Santa Rosa, no Posto de Saúde do Caramujo, no Centro Previdenciário de Niterói e na Rede Municipal de Ensino.
Saiba Mais
Originalmente, a Escola de Enfermagem iniciou as atividades no Hospital Orêncio de Freitas, no Barreto, em Niterói. Deslocou-se depois para o antigo Hospital de Isolamento em Jurujuba. À mesma época, também foram adaptados alguns pavimentos do Sanatório Azevedo Lima, no Fonseca. Ainda, chegou a funcionar também no Hospital Universitário Antônio Pedro, entre 1969 e 1990, quando foi então realocada para sua atual sede, na Rua Doutor Celestino, 78.