Hospital Universitário Antônio Pedro – HUAP
A história do Hospital Antônio Pedro está diretamente vinculada à modernização de Niterói. Com a expansão da cidade (à época Niterói era a capital fluminense) o então interventor estadual Ernani do Amaral Peixoto com apoio do prefeito encaminha o projeto de construção do Hospital para a Câmara, em 1944. A verba para o projeto foi inicialmente arrecadada com os impostos do Cassino Icaraí, onde hoje se localiza o Centro de Artes da UFF.
Em seus primeiros anos, o então HMAP (Hospital Municipal Antônio Pedro) sofreu com constante falta de verbas, chegando inclusive a fechar as portas .O trágico incêndio do Gran Circus, em 1961, exigiu a rápida reabertura do hospital: a equipe médica que cuidou dos feridos pertencia à UFERJ (atual UFF), cujos alunos realizaram aulas práticas no hospital anteriormente. Posteriormente, sob forte mobilização estudantil e da comunidade médica/universitária, em 1964, o hospital foi, finalmente, doado para a UFERJ/UFF.
Desde então, o Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP) pôde se consolidar como um polo de extensão, assistência e pesquisa. Ao promover essa missão, o HUAP tem uma importante função na formação dos alunos, na qualificação científica e no atendimento ao público. Localizado no centro de Niterói, o hospital também atende à população dos municípios vizinhos de São Gonçalo, Itaboraí, Maricá, Rio Bonito, Silva Jardim e Tanguá. Contando com uma equipe de mais de 2.000 funcionários, os serviços oferecidos são múltiplos: acompanhamento de gestantes; Banco de Leite e aleitamento materno; o SAE, que oferece atendimentos aos portadores de HIV; atendimento e acompanhamento de pacientes portadores de diabetes, entre outros serviços como humanização, pedagogia no hospital, Planejamento Familiar; o TeciI-Huap; Cicatrizar, SOS Mulher; Saúde do Idoso; Tabagismo; Psicologia; Tuberculose Hospitalar e Violência Infantil.
Saiba Mais: Vinculada ao HUAP, a Farmácia da UFF oferece medicamentos a preços populares. Link: