Praia de Itacoatiara
Em se considerando História como o estudo das relações humanas e sociais existentes em um espaço, podemos considerar o empresário e explorador Mathias Sandri como o indivíduo primordial para o desenvolvimento do que vai ser o Bairro de Itacoatiara, onde está localizada a Praia de Itacoatiara.
O explorador descobriu o lugar durante um sobrevôo, no constante trajeto que fazia entre o Aeroporto Santos Dumont e o Aeroporto de Cabo Frio. Quando investigou o local por via terrestre, na época acessado por Várzea das Moças, encantou-se e o comprou de Etelvina Eliza de Souza e de João Neves de Souza e esposa.
Ao lotear o lugar, durante a Segunda Guerra Mundial, Sandri selecionou os compradores dos terrenos dentro de seu círculo social, amigos do Jockey Clube do Rio de Janeiro e do bairro de Copacabana. Desde sua criação, Itacoatiara tem um perfil de moradores e frequentadores elitizado, o que permanece até os dias atuais.
Para estimular a maior adesão de indivíduos de classes média e alta ao novo bairro, Sandri fundou o Itacoatiara Pampo Clube, contratando inclusive Oscar Niemeyer para fazer o projeto da sede social. Também foram distribuídos títulos de propriedade aos moradores que adquirissem imóveis no bairro, como uma forma de estimular a ocupação do bairro.
Na década de 1970, os moradores se organizaram e criaram a Sociedade de Amigos e Moradores de Itacoatiara (SOAMI), como uma forma de defender seus interesses e pleitear junto aos organismos públicos, melhorias para o bairro no que diz respeito à Ordem Pública, ocupação, segurança, dentre outros assuntos.
Com o advento da Ponte Rio-Niterói em 1974 e a aceleração da ocupação urbana de Icaraí e e sua expansão para a região das praias oceânicas, a década de 1980 viu a transformação daquilo que era uma área de veraneio em bairro.
A pavimentação da maior parte de suas ruas e a criação de condomínios ao longo da Avenida Mathias Sandri (a principal do bairro), alguns inclusive fazendo limite com a encosta do Morro das Andorinhas, marcaram o processo de transformação da ocupação do espaço urbano da região.
É importante ressaltar que o transporte público chega somente à rotatória do DPO que existe na Avenida Mathias Sandri, o que mantém o perfil de exclusividade do bairro, cuja área mais próxima da praia somente é acessível por automóvel ou por meio de caminhada.
Saiba Mais
Dentre as atrações presentes no bairro de Itacoatiara, a natureza sem dúvida destaca-se como pólo atrativo de visitantes e de indivíduos que possuem condições de adquirir residências no local.
No bairro está localizado o Parque Estadual da Serra da Tiririca, com trilhas que têm cada vez mais se notabilizado em meio à população da cidade. Historicamente, somente a trilha do Costão, tem um longo histórico de frequência e prática de caminhada e de escalada, que precede a década de 2010. Ainda há a trilha do Mourão, que faz parte do Morro do Elefante, e compartilha o seu trecho inicial com o Costão. Tem seu cume já no município de Maricá, onde é possível visualizar a Praia de Itaipuaçu. O Costão, por sua vez, proporciona em seu topo a vista integral da Praia de Itacoatiara.
A partir do ano de 2015, outras opções de turismo natural começaram a se popularizar na região, tais como a trilha da Enseada do Bananal, que se tornou uma boa opção àqueles que gostam da prática de esportes radicais, como o rapel. Por fim, cumpre ressaltar também que o Costão também se tornou opção para as pessoas que praticam escalada, sendo criados inclusive, grupos de pessoas que se organizam para a prática desse esporte.
Fonte: Barroso, José Maria Tibúrcio – O Bairro de Itacoatiara in Revista geo-paisagem ( on line ) Ano 2, nº 4, 2003 – Julho/Dezembro de 2003 ISSN Nº 1677-650 X
https://www.vamostrilhar.com.br/aventuras/roteiro-da-trilha-para-a-enseada-do-bananal-niteroi-rj/