O campus da Praia Vermelha, inaugurado em 1990, está situado no aterramento da antiga Praia Vermelha. O campus destaca-se por sua vista deslumbrante da Baía de Guanabara e da Praia de Boa Viagem. Importante dizer que a cidade de Niterói, principalmente o centro e os bairros ao redor, teve sua dinâmica intensamente modificada a partir dos chamados “aterrados”, que se estendem até o atual Bay Market.
O projeto inicial do Campus previa a demolição das construções antigas que se situavam no espaço. A Chácara dos Ingleses já apresentava duas edificações, o Chalé e o Casarão, onde funcionavam a Escola de Engenharia. Os alunos de Arquitetura e Urbanismo, entretanto, ao perceber que as construções possuíam dimensão histórica, exerceram enorme pressão pelo tombamento das mesmas. O Casarão (1917) e o Chalé (1888) -originalmente construídos para abrigar funcionários ingleses que trabalhavam nas firmas britânicas no Rio e em Niterói- foram renovados possibilitando uma melhor apreciação da beleza histórica de tais edifícios. No campus, contrastando-se aos chalés estão os novos prédios da UFF, caracterizados por sua arquitetura inspirada no modernismo, pensada para garantir amplitude espacial, circularidade de pessoas, e propiciar uma espacialidade funcional e interativa para os alunos do campus. Nele localizam-se os cursos de Tecnologias e Exatas, estratégicos na elaboração de tecnologias e para criação de parcerias empresariais, como o prédio da Engenharia Química que foi construído com o apoio da Petrobras.
Saiba Mais: A Casa Da Descoberta- o Centro de Divulgação da UFF- é um projeto que recebe alunos das escolas de Niterói para terem seu primeiro contato com o mundo científico. Alunos de escolas públicas e privadas da pré-escola ao ensino superior, com auxílio de monitores, interagem e se aproximam de instrumentos e pesquisas científicas.
http://www.extensao.uff.br/?q=content/casa-da-descoberta
Imagem 1: Participação da universidade no desenvolvimento tecnológico com parcerias empresarias estratégicas para o desenvolvimento econômico.
Imagem 2: Projeto “Interação” que visou conectar alunos universitários com profissionais qualificados do mercado de trabalho.