Faculdade de Direito (Presidente Pedreira)
Com mais de 100 anos de história, a Faculdade de Direito iniciou sua jornada em 1912, inaugurada como Faculdade de Direito Teixeira de Freitas. Em 1916, passou a chamar-se Faculdade de Direito do Estado do Rio de Janeiro, e em 1921 foi declarada a Faculdade de Direito de Niterói, passando a sediar-se na cidade.
A faculdade teve muitas sedes, passando por prédios em Botafogo e Centro do Rio de Janeiro, e também no Centro de Niterói, até que em 1933 encontrou seu local definitivo na Rua Presidente Pedreira.
A Faculdade de Direito de Niterói só passou a ser federalizada, com acesso público à população, em 1956. A federalização foi também uma grande vitória da União Fluminense de Estudantes (UFE), que desde a década de 1940 lutava em prol de uma universidade federal para o Rio de Janeiro. O sonho se concretizou em 1961, quando a Faculdade de Direito passou a integrar, junto a outras instituições de ensino em território fluminense, a Universidade Federal Fluminense (UFF).
A Faculdade de Direito da UFF conta com seis departamentos de ensino, três programas de pós-graduação e cursos de especialização em quatro áreas. Além disso, possui diversos projetos de pesquisa voltados para a sociedade, como o programa de assistência judiciária aberto à comunidade, o CAJUFF, que funciona desde 1985 prestando serviços gratuitos e que funciona no segundo polo da Faculdade de Direito, na Rua Tiradentes, 17.
Saiba mais: Faculdade de Direito – polo II – (Casarão Tiradentes)
O casarão que abriga o polo II da Faculdade de Direito pertenceu, inicialmente, ao Professor Plínio Leite, fundador da Escola de Economia. Entre 1963 e 2014 nele funcionou o campus da Faculdade de Economia da UFF, um dos cursos mais tradicionais da faculdade. Com a construção de um novo prédio no campus do Gragoatá destinado ao curso, o antigo casarão passou a abrigar atividades relacionadas ao curso de Direito, tornando-se seu segundo pólo. Nele passaram a funcionar a biblioteca do curso e o CAJUFF (Centro de Assistência Júridica da Universidade Federal Fluminense), que presta assessoria jurídica aos membros de toda a comunidade.
Saiba mais: CAJUFF – assistência jurídica à comunidade
O Centro de Assistência Jurídica da Universidade Federal Fluminense (CAJUFF) foi criado em março de 1985, com o objetivo de prestar serviços gratuitos de apoio à comunidade, integrando os alunos da Faculdade de Direito à prática jurídica. Para maiores informações sobre o atendimento, acesse: http://dda.uff.br/cajuff-2/