A Faculdade Fluminense de Medicina Veterinária foi fundada em 11 de Março de 1936, três anos após a regulamentação da profissão de veterinário, obedecendo à demandas sociais de profissionais especializados na área. A Faculdade Fluminense de Medicina Veterinária seria, posteriormente, em 1961, vinculada à Universidade Federal Fluminense.
Atualmente o curso conta com quatro departamentos, sendo estes o de Patologia e Clínica Veterinária, Saúde Coletiva Veterinária e Saúde Pública, Zootecnia e Tecnologia de Alimentos. O curso ainda inclui práticas cirúrgicas e ampla variedade de pesquisas, incluindo a Fazenda-Escola de Cachoeiras de Macacu, que conta com alojamentos, laboratórios para aulas práticas e atua no cuidado de bovinos, ovinos, bubalinos e suínos. O curso oferece uma ampla variedade de atividades de extensão, somando mais de 50 projetos.
Além disso, em 2007 foi criado o Hospital Universitário de Medicina Veterinária Professor Firmino Mársico Filho (HUVET), com o intuito de prestar serviços à comunidade e servir como auxílio à prática dos estudantes de veterinária da UFF. O HUVET atende animais domésticos e silvestres. Entre as áreas de serviços disponíveis estão: Clínica Médica de Cães e Gatos, Clínica Cirúrgica, Oncologia, Anestesiologia, Patologia Clínica Veterinária, Diagnóstico por Imagem, Anatomia Patológica Veterinária e Clínica Médica de Animais Selvagens e Silvestres, além de fazer o serviço de castração de cães e gatos.
Saiba Mais:
Os atendimentos do HUVET são realizados com preços populares e podem ser agendados com praticidade através do Whatsapp. Para maiores informações sobre os atendimentos, acesse: https://huvet.uff.br/
Da mesma forma, o Laboratório de Apoio Diagnóstico em Doenças Parasitárias (LADDP) oferece à comunidade serviços de diagnósticos de doenças parasitárias e infecciosas em animais de companhia e animais de produção. Para conhecer mais sobre os atendimentos, acesse: http://www.uff.br/?q=servico/laboratorio-de-apoio-diagnostico-em-doencas-parasitarias)
Saiba Mais:
O local onde se encontra a faculdade de veterinária foi doado pelo Dr. Vital Brazil Filho, em 1939. Terreno este que era parte pertencente ao Instituto Vital Brazil.