O Instituto de Artes e Comunicação Social (IACS) abriga nove cursos de graduação, além de sete programas de pós-graduação. Em 1968, durante a ditadura militar, teve origem o seu famoso curso de Comunicação Social. Constituído por profissionais oriundos do curso de cinema que havia sido extinto da UNB, incluindo o célebre diretor e professor Nelson Pereira dos Santos. O curso oferecia habilitações em Cinema, Jornalismo e Publicidade e Propaganda, além dos cursos já existentes de Biblioteconomia e Arquivologia.
O Instituto de Artes e Comunicação Social localizou-se em diversos prédios pela cidade, inclusive no prédio da atual Reitoria da UFF entre 1967 e 1969 e também no prédio do Instituto de Matemática, no campus Valonguinho, entre 1969 a 1979, onde ficou até encontrar sua sede no casarão atual, da rua Lara Vilela, nº 126. Atualmente novos prédios estão sendo construídos no campus Gragoatá para abrigar instalações do curso, em parceria com a Prefeitura de Niterói.
O casarão foi erguido em 1840 para servir de residência ao cônsul da Grécia, Othon Leonardos. Em 1926 foi vendido para o professor Francisco Bittencourt Silva, que instala ali o Gymnasio Bittencourt Silva que funcionaria ali até 1968, quando fecha as portas. No ano seguinte, o casarão foi então incorporado ao patrimônio da Universidade Federal Fluminense, funcionando no local, inicialmente, outros cursos, até passar a sediar o Instituto de Artes e Comunicação Social, função que desempenha ainda hoje.
A instalação “Praia do IACS”, inaugurada em 2004, no pátio em frente ao casarão, foi uma intervenção artística idealizada para servir de espaço de lazer à comunidade acadêmica no campus e conta com uma faixa de areia, pequeno gramado, coqueiros e a réplica de um calçadão, além de um grafite de um dia ensolarado com gaivotas. O local sofreu com a ação do tempo e já perdeu muitas de suas características iniciais, mas permanece como um ponto de encontro e lazer dos estudantes.
SAIBA MAIS:
Sobre a Praia do IACS, é possível ver sobre sua inauguração e a opinião dos estudantes e professores no documentário de 2004 “A praia é aqui!”, realizado por estudantes do IACS da época. O projeto dividiu opiniões, pois havia uma preocupação de parte da comunidade acadêmica acerca de uma possível dificuldade de manutenção e até preocupações de ordem sanitária. Outros consideravam a instalação descontraída e excelente para um lugar de lazer para os estudantes. O documentário está disponível no Youtube: https://youtu.be/oqWAdBLPwnM
O Laboratório Universitário de Preservação Audiovisual (LUPA), formado por professores e estudantes do departamento de Cinema da UFF realizam um trabalho de preservação e restauração de filmes amadores antigos, digitalizando-os, com o objetivo de preservar a memória do cinema amador no Estado do Rio de Janeiro. Para conhecer melhor o projeto e verificar os acervos disponíveis, acesse: http://www.cinevi.uff.br/lupa/quem-somos/
IACS 2
Atualmente parte do Instituto de Artes e Comunicação da UFF, este espaço da Rua Tiradentes 148, foi originalmente parte da Legião Brasileira de Assistência Fluminense. Com a criação da Escola de Serviço Social de Niterói, em 1945, passou a ser a sede da instituição até sua eventual federalização e incorporação à Universidade Federal Fluminense em 1965.