Museu de Arte Contemporânea – MAC
O Museu de Arte Contemporânea foi o primeiro projeto do arquiteto Oscar Niemeyer para a cidade de Niterói. Convidado pelo ex-prefeito Jorge Roberto Silveira para a realização do projeto de um museu, Niemeyer anteviu na perfeição da enseada do bairro de Boa Viagem, o local ideal para projetar sua obra. O MAC logo se tornou o símbolo de Niterói como parte no processo de modernização e internacionalização da cidade vivenciados no final do século XX. Inaugurado em 2 de setembro 1996, o museu de forma circular, “elevando-se do espelho d’água como uma flor”, abriga a importante coleção de obras de arte contemporâneas de João Sattamini e a coleção MAC, com obras de diversos artistas plásticos brasileiros do século XX. No primeiro pavimento, encontra-se a recepção e a administração. No segundo, são expostas as obras das duas coleções circundadas pela varanda envidraçada. Por fim, no subsolo, há um restaurante, onde também se observa a vista da Baía de Guanabara, e ainda, um auditório para 60 pessoas. Selecionado pelo próprio arquiteto como uma das suas obras mais importantes, o prédio foi tombado pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em abril de 2021.
A praça de 2.500m² tem acesso livre e está aberta todos os dias de 09h às 16h. O museu encontra-se aberto ao público de terça à domingo das 11h às 16h, com entrada franca para quem chega de bicicleta e nas quartas, o ingresso custa doze reais a inteira e seis reais a meia entrada. O edifício, acessível a cadeirantes, também conta com o serviço de visita guiada.
Saiba mais:
O Museu de Arte Contemporânea desde sua inauguração foi um sucesso. Logo, nos primeiros anos recebeu milhares de visitantes, dentre eles figuras ilustres como Fernando Henrique Cardoso, Roald Hoffman, Thomas Krens, José Saramago, Caetano Veloso e David Bowie. Tais atributos levou o museu a se tornar o principal ícone da cidade, sendo representado inclusive como logotipo do governo municipal. A sétima maravilha do mundo, segundo a revista estadunidense Condé Nast Traveler, foi espaço de diversas solenidades, dentre elas a homenagem com entrega da Comenda de Ordem do Mérito da Cidade de Niterói no grau de Grã-Cruz ao Itamar Franco, ex-presidente do Brasil, pelo prefeito Jorge Roberto Silveira. Além disso, a obra é recorrentemente televisionada, aparecendo inclusive em diversos filmes.