Solar do Jambeiro
O Solar do Jambeiro é um belíssimo palacete localizado no bairro do Ingá, em Niterói. Construído na década de 1870, sua fachada de azulejos é um dos acervos de ladrilhos mais importantes do Brasil e sua arquitetura representa o estilo residencial burguês que reinava em meados do século XIX. Foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 1974.
No começo de 1990, a prefeitura de Niterói iniciou processo de desapropriação para preservação do patrimônio, dando início a uma das mais importantes restaurações do tipo no país. Em novembro de 2001 o Solar do Jambeiro foi aberto ao público. O Solar possui vestíbulos de acesso e grandes salas de estar, jantar, almoço, louçaria no piso térreo, e no segundo andar amplos quartos decorados com pinturas de época nas paredes e tetos ornados. Além da restauração da arquitetura original, a obra acrescentou escada de serviço e elevador para garantir a acessibilidade a idosos e pessoas com deficiência.
Do lado de fora, encontra-se amplo jardim e estufa
A missão do Solar é ser um ambiente cultural, de perfil plural, para as diversas atividades artísticas produzidas por artistas da cidade, integrando a memória e o entretenimento, e patrimônio histórico.
O Solar do Jambeiro funciona de terça a domingo, das 10h às 18h, e sua bilheteria funciona de acordo com os espetáculos que estão ocorrendo no espaço.
Saber mais – Fotógrafo Zalmir Gonçalves
Zalmir Gonçalves nasceu em Niterói no ano de 1938. Gonçalves foi um dos mais importantes fotógrafos da cidade, muito respeitado na área, o artista chegou a ser Chefe do Departamento de Fotografia do tradicional jornal “O Fluminense” que circula há quase 150 anos na cidade de Niterói.
Na área da fotografia, foi no Solar do Jambeiro, que Zalmir se interessou em fotografar a natureza. Nos jardins do antigo Palacete Barthold, o ilustre fotógrafo iniciou seu trabalho retratando a natureza de sua forma mais pura. Dessa forma, utilizando apenas sua imaginação e seu olhar, sem grandes técnicas especiais, Gonçalves buscou retratar a vida orgânica dos jardins do palacete.
Além disso, Zalmir Gonçalves foi o fotógrafo contratado para retratar todo o processo de restauração do Solar do Jambeiro e, em 2002, o palacete apresentou a exposição “Restauração do Solar do Jambeiro”, com as fotos de Zalmir Gonçalves (1938-2017).